A prefeitura de Eldorado do Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 24 e 25 de agosto, de 08:00 hs às 18:00 hs, a IX Conferência Municipal de Saúde e I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. Com o tema “Política Nacional de Vigilância em Saúde, Fortalecimento do SUS como Direito, Proteção e Promoção da Saúde e a Participação Social na Educação Permanente do SUS: Direitos, Deveres e Desafios”.

E com eixos temáticos I – Conhecimento da Legislação da Saúde e Normas Operacionais do SUS. Lei Complementar 141/2012 – SUS Legal; II – Participação Social, Intersetorial, Informação e Comunicação; Proposição, Articulação para ampliar o Processo Permanente e Continuado; III – Vigilância em Saúde Participativa e Democrática com Prática de Saberes e Processo de Trabalho para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde; IV – O lugar da Vigilância e responsabilidade do Estado e dos Governos com a Vigilância em saúde no SUS. Eleição dos delegados e propostas para a Conferência Estadual de Saúde. O evento foi realizado no Centro Comunitário Bom Pastor, no Km 100, Eldorado do Carajás – Pará. A conferência chamou a atenção para a construção de ações para fortalecimento das políticas públicas de vigilância em saúde.

A conferência contou com profissionais de diversos setores da Saúde, objetivando através de uma discussão ampla e salutar, nortear ações relativas a saúde em Eldorado do Carajás – PA, para tal norteamento os participantes tiveram como base temas associados à vigilância em saúde cuja divisão se dá em quatro esferas: A vigilância do trabalhador, a vigilância sanitária, a vigilância epidemiológica e a vigilância ambiental.

A conferência contou com a presença do prefeito Célio Rodrigues; do vice-prefeito, Manoel Hilário; da Secretária de Saúde, Etiene, Participaram ainda representantes da sociedade, instituições religiosas e funcionários da saúde, educação e administrativo.

De acordo com o prefeito Célio Rodrigues, que esteve presente na abertura do evento saudando os profissionais pelo trabalho e empenho que o setor vem desenvolvendo no município, é preocupação constante da gestão que cada vez mais se discuta uma melhor efetivação das políticas de saúde do município, em face da oferta dos serviços. O prefeito Célio Rodrigues considerou ser gratificante ver o empenho das pessoas participando de um evento tão importante para a evolução da saúde no município.

“A Prefeitura de Eldorado do Carajás e o Conselho Municipal de Saúde estão de parabéns pela iniciativa na realização da conferência que reúne os profissionais em prol da discussão, sobretudo para a melhoria de projetos e ações do setor”, completou.

Na ocasião, a Secretária de Saúde Etiene, ressaltou a importância de construir conjuntamente, mecanismos que alavanquem cada vez mais os números positivos da saúde no município.