O Governo Municipal de Eldorado do Carajás, através da Secretaria de Educação em parceria com a Polícia Militar realizou na última sexta-feira (01), a Solenidade de Formatura do “Curso de Formação de Multiplicadores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência PROERD”, da Polícia Militar do Pará.

A Solenidade teve por objetivo promover o encerramento das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, desenvolvido pela Polícia Militar do Pará, e aplicado nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Eldorado do Carajás, para os alunos do 5º e 7º Ano, do “Currículo Caindo na Real”.

Neste primeiro curso de formação participaram do Programa Educacional seis Unidades Escolares: Escolas Eldorado, Benevídia Gomes, Francilândia, Oziel Alves Pereira, Antônio Jose Barreto e Conceição Silveira Campos, totalizando mais de 800 alunos formados nesta primeira etapa.

Foi um grande passo dado pelos alunos que participaram do curso, que assumiram um compromisso perante todos os seus familiares, comunidade e autoridades a sempre ficarem longe das drogas e da violência.

A formatura se deu em três momentos diferentes, primeiro momento às 08:00 horas da manhã na Escola Oziel Alves Pereira, Assentamento 17 de Abril (Zona Rural), segundo momento na Escola Eldorado, em Eldorado do Carajás, às 10:30 da manhã, com a participação dos alunos da Escola Antonio Jose Barreto e o terceiro momento e último foi realizado na Escola Francilândia no Km 100, às 20:00 horas com a presença dos alunos da Escola Benevídia Gomes e Conceição Silveira Campos.

A solenidade contou com a presença do Juiz de Direito Danilo Alves Fernandes, do Tenente Coronel José Luiz Vallinoto de Sousa do 23º BPM, Capitão Faustino José Alves da Silva, Cabo Gomes, Sargento Elias, Cabo J Soares, SGT: PM Christian, Prefeito de Eldorado do Carajás Célio Rodrigues, Vice-prefeito Manoel Ilário, Secretária de Educação Sra. Ieda Maria, Presidente da Câmara de Vereadores Heraldo Farias, demais Vereadores, Secretariado Municipal e autoridades civis e militares que prestigiaram o evento.

Para o Cabo J Soares, que atua como instrutor, é uma alegria participar de um projeto que traz tantos benefícios para os alunos. “O principal objetivo do programa é que os jovens possam desenvolver habilidades e conhecimentos para resistirem às drogas de todos os tipos e, em contrapartida, haver menos violência no mundo” completou.

“É uma grande satisfação a parceria entre a Secretaria de Educação e a Polícia Militar, que desenvolveu o curso dentro da escola, os alunos que hoje estão formando serão multiplicadores de conhecimento, são iniciativas como essa e o trabalho que estamos desenvolvendo que alimenta o nosso sonho e a esperança que através da educação nós possamos mudar o mundo”, ressaltou a Secretária de Educação Ieda Maria.

O Juiz de Direito Danilo Alves Fernandes, parabenizou os alunos que participaram do programa “O Projeto humaniza a polícia, traz a mensagem fantástica e necessária para os alunos aprenderem o que significa o mundo das drogas. Todos os alunos têm um horizonte promissor só depende de cada um” disse.

Durante a solenidade, o prefeito Célio Rodrigues agradeceu a Polícia Militar pelo trabalho que vem sendo feito com as crianças no município com o combate às drogas e a violência e parabenizou os alunos que concluíram com êxito o curso do PROERD.

Os alunos que fizeram as melhores redações durante o curso ganharam medalhas, certificados e um brinde cada um, todos os demais alunos receberam os certificados.

Por fim, os alunos fizeram o juramento e cantaram a canção do PROERD, com a participação do leão Dare, símbolo do programa.