O que é Coronavírus?

A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução).

Vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos inicialmente registrados na China e depois em outros países.

Quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

Transparência

Perguntas e Respostas – FAQ

SE EU SENTIR OS SINTOMAS SEMELHANTES AO DE COVID-19 O QUE DEVO FAZER?

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma central de atendimento em casos de suspeita de estar com a doença, pelo número (94) 99124-7531.

QUALQUER PESSOA QUE SENTIR OS SINTOMAS DA COVID-19 PODE FAZER O TESTE?

Os testes estão destinados a pessoas com sintomas de Covid-19, que apresentam sinais de gravidade e pessoas internadas.

O QUE SIGNIFICA DIZER QUE ELDORADO DO CARAJAS ESTÁ COM TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA?

Significa dizer que quando há transmissão comunitária, se aumenta muito o risco de transmissão do vírus que é de alta transmissibilidade, pois não se consegue identificar a fonte de infecção.  A maior preocupação é que haja um grande número de casos em um curto período de tempo, o que pode comprometer a capacidade de resposta dos serviços de saúde. Por isso, é necessário medidas de afastamento social para frear a transmissão. O comportamento da Covid-19 no mundo mostra que os casos aumentam de forma exponencial a partir da transmissão comunitária. Sendo assim, precisamos manter o isolamento social pra frear a velocidade e reforçar os hábitos de higiene. Neste momento, o Ministério da Saúde também recomenda o uso de máscara e incentiva a produção de máscara caseira.

PRA QUAL NÚMERO EU DEVO LIGAR SE EU VER UM LUGAR COM AGLOMERAÇÃO, UM BAR ABERTO OU UM FESTA?

A Secretaria de Saúde está recebendo denúncias pelo número (94) 99124-7531.

Informações Oficiais

Redimensionar Fonte
Contraste