Secretaria Municipal de Educação

Ieda Maria dos Santos Sousa, nasceu na cidade de Barra do Corda – MA em 10 de abril de 1968, filha de José Gomes de Sousa e Maria dos Santos Sousa é uma das pioneiras da cidade de Eldorado do Carajás na área da educação.

Graduada em pedagogia e pós graduada em orientação educacional, supervisão e gestão escolar. Desde muito cedo começou a trabalhar como professora e defensora de suas ideologias, foi a fundadora do Sindicato dos professores (SINTEPP) nesta cidade, já foi Secretária de Educação por quatro anos e terminou sua gestão de cabeça erguida, por divergências políticas precisou em alguns momentos trabalhar em municípios vizinhos para manter com dignidade sua família.

Hoje, está novamente como secretária de educação, buscando desempenhar o seu papel com transparência e responsabilidade.

Compete à Secretaria Municipal de Educação – SME:

I – organizar, administrar, supervisionar, controlar e avaliar a ação municipal no campo da educação;
II – articular-se com Órgãos dos Governos Federal e Estadual, assim como aqueles de âmbito Municipal para o desenvolvimento de políticas e para a elaboração de legislação educacional, em regime de parceria;
III – apoiar e orientar a iniciativa privada no campo da educação;
IV – administrar, avaliar e controlar o Sistema de Ensino Municipal promovendo sua expansão qualitativa e atualização permanente;
V – implantar e implementar políticas públicas que assegurem o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem de alunos, professores e servidores;
VI – estudar, pesquisar e avaliar os recursos financeiros para o custeio e investimento no sistema educacional, assegurando sua plena utilização e eficiente operacionalidade;
VII – propor e executar medidas que assegurem processo contínuo de renovação e aperfeiçoamento dos métodos e técnicas de ensino;
VIII – integrar suas ações às atividades culturais e esportivas do município;
IX – pesquisar, planejar e promover o aperfeiçoamento e a atualização permanentes das características e qualificações do magistério e da população estudantil, atuando de maneira compatível com os problemas identificados;
X – assegurar às crianças, jovens e adultos, no âmbito do sistema educacional do Município, as condições necessárias de acesso, permanência e sucesso escolar;
XI – planejar, orientar, coordenar e executar a política relativa ao programa de assistência escolar, no que concerne a sua suplementação alimentar, como merenda escolar e alimentação dos usuários de creches e demais serviços públicos;
XII – proceder, no âmbito do seu Órgão, à gestão e ao controle financeiro dos recursos orçamentários previstos na sua Unidade, bem como à gestão de pessoas e recursos materiais
existentes, em consonância com as diretrizes e regulamentos emanados do Chefe do Poder Executivo;
XIII – implantar política de qualificação profissional, quando necessário, na área artístico-cultural;
XIV – exercer  outras atividades correlatas.

Contato

Telefone: (94)99239-5946
Email: educacao@eldoradodocarajas.pa.gov.br
Horário de Atendimento ao Público: 8h às 14h
Endereço de Atendimento: Rua da Rodoviária, 30, Centro, KM 02