
Na última quinta-feira (22/05), no auditório Joelma Pereira de Sá do CRAS Margaridas, localizado no Setor 5, foi palco de um importante momento para a comunidade idosa de Eldorado do Carajás: a 3ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, que teve como tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.
O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, com o apoio da Prefeitura de Eldorado do Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A conferência reuniu autoridades locais, representantes das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e Planejamento, além de membros do Poder Legislativo e do Conselho Tutelar. Juntos, debateram, propuseram e fortaleceram políticas públicas voltadas à promoção da qualidade de vida, do respeito e da dignidade da população idosa do município.

A palestrante convidada, Leonice Ferreira, da cidade de Parauapebas (PA), conduziu as discussões com foco nos cinco eixos temáticos, que logo em seguida foram aprofundados nos grupos de trabalhos, sendo eles:
- Eixo 1: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
- Eixo 2: Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
- Eixo 3: Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
- Eixo 4: Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
- Eixo 5: Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado.

Durante a conferência, também foram eleitos os delegados que irão representar Eldorado do Carajás na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, levando as propostas discutidas no município, e lutar para que as mesmas sejam aprovadas em âmbito estadual e levadas também para a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Foram eleitos como delegados os seguintes conferencistas:
- Marinedes Silva de Sousa, representando os usuários dos serviços;
- João Batista, representando os usuários dos serviços;
- Frei Vicente, representando os trabalhadores dos serviços prestados aos idosos;
- Edna Barbosa de Araújo, representando o governo municipal.
O encontro reafirma o compromisso do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e da gestão municipal em ouvir, acolher e construir, de forma coletiva, ações que garantam os direitos e a valorização da pessoa idosa em Eldorado do Carajás.